olá, visitantes!!!

olá, visitantes!!!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015



                  Exercício de geografia 
                    

   Leia o texto abaixo e responda:

Uma natureza exuberante

A vida em Manaus é bastante influenciada pelos rios. Além de estar às margens do Negro e de Solimões, o município fica perto de outro importante rio, o Amazonas.
Em Manaus, os rios são utilizados como via de transporte, para o abastecimento da cidade e de pequenas áreas de cultivo, para a pesca, o lazer e muito mais.
A floresta Amazônica é densa e apresenta a maior variedade de animais e vegetais do mundo. Em Manaus, ela tem sido devastada desde a fundação da cidade, sendo substituídos por construções, pastos para o gado e áreas de cultivo agrícola.
No entanto, muitas pessoas têm combatido a destruição da floresta, onde também são desenvolvidas atividades econômicas, como a extração de castanha do Pará, látex e madeira, servindo como fonte de renda para muitos trabalhadores da região. A preservação da floresta atrai turistas que desejam conhecer a enorme diversidade da fauna e da flora.
Fonte: Aprender Juntos (Editora SM)


a)  Explique a importância dos rios para a população desse lugar.



b)   Por que para os moradores de Manaus é importante preservar a vegetação natural?




Você estudou muito então verifique  qual resposta correta:

·        O conceito de  relevo :
a) relevo terrestre pode ser definido como as formas da superfície do planeta. O relevo origina-se e transforma-se sob a interferência de dois tipos de agentes: os agentes internos e externos.
b) relevo  somente considerado os agentes internos e externos.
  • Os  principais tipos de relevo são :

 a) montanhasplanaltosplanícies e depressões.
 b) Vulcões , depressões e montanhas
  • Você concorda  que são aqüíferos: 
a) Terrenos Planos
b)Um aquífero é toda formação geológica subterrânea capaz de armazenar água e que possua permeabilidade suficiente para permitir que esta se movimente. 

·