olá, visitantes!!!

olá, visitantes!!!

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

AS ORDENS RELIGIOSAS NA AMAZÔNIA

Durante o século XVII e boa parte do seculo XVIII, a metrópole portuguesa não tinha recursos nem pessoas suficientes para realizar a ocupação do extenso território amazônico.Uma das alternativas para solucionar esse problema foi permitir que as ordens religiosas se instalassem na colônia.Eles ajudavam na conquista, pois a catequização dos povos indigenasajudavam no processo de ocupação e geração de riquezas.
Para a Amazônia, vieram diferentes ordens religosas.Os primeiros a chegar pertenciam as ordens dos Capuchos, no ano de 1617.Depois deles, chegaram os Carmelitas, os Mercedários e os jesuitas.Esses religiosos tinham como principal missão converter os povos indigenas em cristãos.Os missionarios procuravam convencer os indigenas a deixar suas aldeias e se transferirem para os aldeamentos.A esse  deslocamento, chamamos descimento.
Nos aldemeantos, os idígenas aprendiam diversos costumeseuropeus e a religião Católica.Eles aprendiam sobre história de Santos, aprendiam também a rezar, a cantar músicas religiosas e até esculpir imagens de Santos Católicos. Esses ensinamentos eram importantespara os objetivos dos colonizadores,pois preparavam os iíndios aldeados para se tornarem trabalhadores muitas vezes escravizados.
As missões não tinham apenas um carater religioso. Os missionários receberam grandes propriedades da coroa portuguesa.Essas terras se tornaram muito produtivas, pois os religiosos utilizavam os indigenas como mão de obra.Essa prática, além de gerar riquezas para as ordens religiosas, fazia parte da doutrina cristã, pois, o trabalhgo era considerado uma salvação.
Os indígenas realizavam muitos trabalhos nos aldeamentos e fora deles. Eles construiram ashabitações; faziam as embarcações; cuidavam da terra; plantavam e mantinham as roças; trabalhavam nas lavouras; coletavam as drogas do sertão,que eram comercializadas pelosmissionários,enfim o seu trabalho e conhecimento geravam riquezas para as ordens religiosas.
a ação desses religiosos na Amazônia por muito tempo interessou a metrópole portuguesa.
                       Leia  o texto e responda:

1- Qual a solução encontrada pela Metópole portuguesa para realizar a ocupação do extenso território amazonico?

2- Para aa Amazônia vieram diferentes ordens religiosas, quais eram?

3- Qual a principal função dos missionários que vieram para Amazônia?
4- O que os indígenas aprendiam nos aldeamentos?

5-As missões não tinham apenas um carater religioso, por quê ?

6- Quais trabalham realizavam os indígenas nos aldeamentos?

                                                                            Bom trabalho!!!!